sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Beleza de viver bem

Jardinagem - Inspiração é o segredo para um belo jardim

Dando uma olhada no site da Leroy, encontrei ótimas idéias de jardins e hortas para quem não tem muito espaço, vou compartilhar algumas, se inspire e crie seu espaço verde!

Fotos ambientadas da Leroy Merlin!

Jardim com deck (lindo, este eu amei!!!) Inspiração é o segredo para um belo jardim


Jardim Vertical na parede
Como montar um Jardim Vertical na paredeO jardim vertical Eco Parede é composto de floreiras e cremalheiras, especialmente projetados para reservar água e repassar o excedente ao vaso debaixo, formando um efeito cascata até o último recipiente.
Pode ser utilizado na decoração da sua varanda ou também em terraços e fachadas como jardim exterior. Você pode montar um jardim pequeno ou grande basta utilizar mais de 1 kit e ir aumentar o tamanho do seu Jardim vertical.





Como montar passo a passo


Jardim Vertical com treliças e painéis
Jardim Vertical com treliças e painéis  Os Jardins Verticais com Painéis ou treliças podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar.









Como montar passo a passo
Confira aqui algumas dicas de como montar o seu jardim vertical de forma fácil e rápida, com poucos materiais você pode ter um jardim bonito e de fácil manutenção.

Estas são algumas dicas, lá no site da Leroy tem muito mais! E ai gostou?

Um abraço florado para você!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Beleza da intimidade com Deus

Os cuidados de Deus - Instrução

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo (Eclesiastes 11:9)


https://alwaysalways.files.wordpress.com/2010/08/22213.jpg

Como Deus é bondoso não é? Você já parou para pensar os cuidados que Ele tem conosco? Nos instrui, aconselha, corrige, tudo a fim de nos proteger do mal e de nós mesmo... nossas ambições, vaidades, desejos impuros... Analisando este versículo de Eclesiastes, observamos sua forma amorosa de nos instruir. É como se dissesse, "meu filho se alegre, aproveite os dias bons de  juventude, faça o que quiser para ser feliz, veja quantas coisas boas tens para fazer para curtir, para viver..." Porém ai vem advertência: "Mas faça tudo com sabedoria, lembrando que um dia você irá prestar contas de tudo que fez, seja bom ou ruim."





E aí, o anda fazendo? Como está o saldo da sua vida, negativo ou positivo? Pense nisto!

http://blogdamulhersabia.files.wordpress.com/2010/03/cuidado-de-deus.jpg

Um carinhoso abraço!!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Beleza de cuidar do visual

Maquiagem, Beleza e Estilo

Quero compartilhar com você este vídeo com a Camila Coelho, onde ela dá ótimas dicas de maquiagem, beleza e estilo. Espero que goste!!!



E aí gostou? Aprendeu? Agora faça você mesmo! 
Abraços!!!


Para adquirir os produtos que constam no vídeo: http://rede.natura.net/espaco/odocesabordabeleza

sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Beleza da intimidade com Deus

Viva uma experiência com Deus

Não existe nada mais sublime do que sentir a presença de Deus!!



Coisa alguma neste mundo se compara a sua doce presença. Você já experimentou passar algum tempo envolvido por Ele? 
Não há como descrever essa experiência em palavras... não há como conhecer a Deus através de teorias ou formulas... apesar de acharmos que nossa liturgia é a melhor de todas. 

Mas na realidade não há fórmulas ou teorias de como ter uma intimidade com Deus. 
Deus não procura nada do lado de fora! Ele está interessado no seu interior. 


Portanto eu te convido a ter uma intimidade com Deus... chorar nos pés Dele!

 Presbítero Geraldo Mendes



Abraços fraternos!


quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Kelly e Elizeu - Um amor que superou muitos obstáculos!


"Elizeu foi maravilhoso te conhecer, você mudou a minha vida!!! Logo me apaixonei e formamos uma família linda... te amo muito cada dia mais e ta amarei eternamente!!!" (Kelly)


Conheça Kelly e Elizeu


Minha historia com o Elizeu, começou assim... nos conhecemos em um evento entre amigos. Não conversamos muito neste dia, pois ele estávamos acompanhados com outras pessoas (eu com amigo dele e ele com uma minha amiga).
Mas nos tornamos bons amigos. Sempre ele ia na minha casa para me ver. Conversávamos sobre tudo. Depois de um tempo ele terminou o namoro com minha amiga. Mas eu ainda estava comprometida.... o tempo passou ... e o meu namoro também não deu certo e terminei com o amigo dele. Nos víamos sempre e ele sempre questionava se eu ainda estava namorando... e belo dia nos encontramos na "festa do Divino" em Poções na Bahia ele estava lindo! Mas não ficamos junto neste dia também, uma amiga estava interessada nele... nem conversamos, mas não deu certo e ela saiu com outra pessoas, e fui procura-lo porém já havia ido embora... e assim foi...

Até que um dia nos encontramos e finalmente conversamos e logo começamos a namorar. Dois meses depois descobri que estava gravida de um menino!!! Já no quarto mês de gestação ele teve que ir para São Paulo para trabalhar e eu fiquei em Poções - BA. Eu tive uma inflamação no útero chamada nicIII, fui fazer tratamento em Salvador-BA. Passei por momentos difíceis até chegar aos nove meses... e ele me buscou para mararmos juntos. Foi um dia muito feliz.!!! Tudo estava indo muito bem, arrumei emprego, as coisas se acertaram, e ai passamos por uma situação muito complicada... que muitas famílias vivencia hoje o "uso de entorpecentes" e ele infelizmente tinha se contaminado com maldita da droga! Sofri muito com aquela situação.... e após dois anos em meio aquela luta me vi gravida novamente agora de uma linda menina e pensava meu Deus e agora? Bem resolvi voltar para Poções-BA, no começo a intenção era passar um tempo, mas decidimos que seria melhor que ele voltasse e eu ficar com as crianças, porém ele logo voltou!!! Só que ele não conseguiu emprego e teve que ir para outra cidade Vitoria da Conquista-BA. Eu continuei na cidade e nos víamos só em finais de semana. Não foi fácil para eu, teve situações que achei que suportaria... Enfim conseguimos mudar de vez para Vitória da Conquista-BA, foi aí que resolvi voltar para igreja, e Deus bondoso como sempre, mudou nossa historia!!! Nos casamos, ele se livrou das drogas e hoje posso dizer que somos felizes! 



Foram sete anos de muitas lutas. e provações... agora é só felicidade!!!

Dia 3 de julho fazem 8 anos que estamos juntos, e no dia 21 de julho completamos 6 meses de casados! 2002 e 2013 foram anos que Deus transformou nossa vida!



Nossaaa, que história heim? Ela nos monstra que é possível sim, com muito amor somado a fé, superar muitos obstáculos e barreiras. 
Kelly, muito obrigada por compartilhar sua história conosco! Que Deus abençoe sua família ricamente a cada dia mais!!! 

Um caloroso abraços! 




A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Maria Rita e Joaquim - Um amor que nasceu as margens do Rio São Francisco!

Mais uma história linda, para homenagear este dia dos namorados.

Conheça Maria Rita e Joaquim


A história com o Joaquim, começou quando eramos crianças... 
Morávamos na cidade de Bom Jesus de Lapa-BA, as margens do rio São Francisco, ossos pais eram sócios de pescaria, e como eramos crianças passávamos longas horas tomando banho e brincando as margens do rio. 

O tempo foi passando... e fomos crescendo e iniciou aquele "namorinho" de criança, mas o pais dele resolveu se mudar para a cidade de Santos-SP. Após sete anos passados eu tive que ir também para mesma cidade a trabalho, e nos reencontramos!!! Logo começamos a namorar, deste vez firme mesmo e logo decidimos ir morar juntos. A família começou a crescer. Quando tive meu 4º filho, oficializamos nossa união, casamos e trocamos alianças (rsrss)! 


Hoje estamos juntos a 49 anos. Temos uma família linda constituída por 7 filhos, 22 netos e 2 bisnetos. 
E cada dia que passa vejo o quanto ele é importante para mim! 






E qual é o segredo de uma união tão loga e duradoura? Muito amor e respeito mutuo!!!

Maria Rita, obrigada por compartilhar sua história linda conosco!!! Que Jesus seja sempre o alicerce de sua família!!!

Abraços calorosos!






A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Elizete e Márcio - Um amor enviado por Deus!

"Márcio, eu tenho tanto pra lhe falar... mas com palavras não sei dizer...como é grande o meu amor por você!" (Elizete)

Conheça Elizete e Márcio

MARCIO! Quem será este homem? Muitos podem se perguntar... é AMOR da minha vida!!!

Eu tive o privilegio de conhecer o Márcio no dia 14 de junho 2002 na igreja em uma das reuniões da "Terapia do Amor", trocamos contato. Ele logo me ligou, conversamos e ele foi bem direto... disse que queria namoro sério para casar! Me contou que já me observava ha algum tempo e orava para Deus confirmar. Começamos a namorar, e seguida marcamos o casamento... em 14 de dezembro de 2002 nos casamos!
Dia 25 março de 2004, Deus nos concedeu a honra de ter nossa linda garota THALITA, mais um amor incondicional em minha vida.

Em 2012, passamos por algumas provações e lutas que superamos juntos e isto despertou ainda mais nosso amor, e me fez valorizar - lo ainda mais e ver o grande homem, esposo e pai que Deus colocou em meu caminho! 


Hoje só tenho a agradecer... obrigada Deus por tudo!








Elizete, obrigada por dividir um pouquinho de sua história, que é tão bonita, conosco!!!
Que traga muitas bençãos para seu lar e sua família cada dia mais intensamente!

Abraços e abraços! 










quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Katia e Adriano - Um amor que superou barreiras

Mais história linda e inspiradora!!!

Conheça agora Katia e Adriano













Eu conheci o Adriano na minha adolescência e nos apaixonamos, porém por eu ser ainda muito jovem, tivemos que superar muitas barreiras e obstáculos que surgiram. Mas vencemos todas e nos casamos! Logo a família aumentou com a chegada do Matheus e depois do João meus filhos lindos. 



No dia 28 de março de 2014 completamos 16 anos de casados. E para mim ele significa tudo, pois me deu uma família que eu não tinha, meus filhos, um lar...em fim continua sendo meu eterno namorado!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Janaína e Ricardo - Um amor virtual.
Dando continuidade nas homenagens dia dos namorados, segue mais uma história!

Conheça Janaína e Ricardo

Bem a minha história com Ricardo começou virtual (rs)...via facebook! Até hoje não sabemos quem mandou convite pra quem (rsrs) mais um "cutucava" o outro. Um Belo dia ele resolveu conversar comigo... era numa sexta feira dia do meu aniversário, foi o melhor presente que Deus podia me dar!!! Conversamos alguns dias via facebook, em uma terça-feira a noite marcamos de nos conhecer. Ah... quando eu o vi pela primeira vez meus olhos brilharam eu meu coração disse "esse é o cara da sua vida"!!! A partir dai passamos a conversar todos os dias, virtual e pessoalmente consecutivamente por três dias. E na sexta feira seguinte, ele me pediu em namoro... e eu claro que aceitei!!!
No sábado ele foi formalmente pedir a aprovação da minha mãe ..ela aceitou. Ele é meu primeiro namorado "oficial". 
Os meses foram se passando, e nós cada vez mais apaixonados... hoje já estamos juntos á 1 ano e 7 meses. 
O próximo dia dos namorados será uma data muito importante para nós, pois completaremos 1 ano e 8 meses juntos. Nossos planos futuros é de nos casar,  viajar (para praia quem sabe), ir a uma cachoeira muito linda, ter 2 filhos Maria Clara e Pedro Henrique e... sermos felizes para todo sempre!!! 

E quem disse que namoro virtualmente não pode dar certo? Eu o amo muitoooo sou capaz de dar minha vida a ele e sei que ele também me ama muito!


















Lindo não é? 
Janaína, que Deus realize os desejos e sonhos de vocês e sejam felizes para sempre mesmo!!!

Um abraço carinhoso.

A Beleza de cuidar do visual

Mão de macho pode ser macia, sim!
Como é bom abraçar um homem bem cheiroso, bem cuidado e com mãos bem macias, não é? E os homens também tem sua vaidades... gostam de se perfumar, arrumar penteados diversificados, fazer barba e por ai vai... E nós mulheres agradecemos! 
Então vou compartilhar uma matéria publicada pela Natura com dicas bem legais para auxiliar os homens em seus cuidados diários. Espero que gostem!

por Frederico Kladt


As mãos são os membros do corpo que mais usamos e que estão mais expostos às intempéries do tempo. Por isso, precisamos mantê-las saudáveis.

Um dos primeiros cuidados é com a hidratação. Para tanto, devemos usar um bom hidratante de mãos (ou seja, produto específico para as mãos). Depois da aplicação, deve-se massagera a mão inteira. Faça isso pelo menos uma vez por dia. Os bons hidratantes são rapidamente absorvidos pela sua pele e não deixam as suas mãos melecadas. O uso contínuo de hidratante vai deixar a pele macia e com aspecto saudável.

Outro ponto importante são as unhas. Deixe-as sempre bem cortadas (mas sem cortar muito rasante para evitar unhas encravadas) e limpas. O local embaixo das unhas é perfeito para acumular vários tipos de micróbios e bactérias, e como vocês usa as mãos para quase tudo, você acaba espalhando estes microrganismos para outros locais do corpo. Se você não consegue cortar as unhas sozinho, não se acanhe: vá para um salão e faça as unhas lá. Para limpar as unhas um boa dica é a escova para unhas. É um escova específica que você encontra em farmácias ou supermercados e que foi desenhada para remover bem a sujeira embaixo das unhas. Sempre use seu próprio alicate ou tesoura (lembre-se: de vez em quando há um pequeno sangramento), e quando for ao salão, exija que a tesoura e o alicate sejam esterilizados.

O uso de sabonete líquido para mãos também é uma ótima arma para manter a limpeza da mão toda (inclusive embaixo das unhas). Como este sabonete forma uma espuma abundante, ele consegue penetrar facilmente embaixo das unhas. Lembre-se de fazer movimentos circulares entrelaçando as duas mãos para ter certeza de que todos os pontos das mãos foram atingidos pelo sabonete.

Se você perceber o aparecimento de calos, pode começar a usar um sabonete esfoliante para remover este excesso de pele. Você também pode usar lixas específicas para este fim. Se os calos vêm dos exercícios que você faz na academia, uma boa dica é o uso de luvas para ginástica. Elas vão dar maior firmeza ao segurar os aparelhos e irão ajudar a evitar os calos nas mãos.


*Fonte: Portal Homem
© Tommy Kay/Corbis
________________________________

Produtos relacionados a esta matéria

Sabonete em Barra Puro Vegetal Buriti Ekos

Sabonete Cremoso Esfoliante Açaí Ekos

Sabonete Líquido para Mãos Maracujá Ekos

Sabonete em Barra Puro Vegetal Esfoliante Orquídea Tododia

Sabonete em Barra Puro Vegetal Esfoliante Cremoso Ekos

Então gostaram? 
Fica também como dica para presentar um homem, pois quando vamos presenteá-los, só pensamos em dar perfumes, camisetas, camisa, sapatos... agora temos mais opções!

Obs.: Estão relacionados os produtos Natura, devido a matéria se publicada pela Rede.

Um abraços bem cheiroso!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Amandha e Almir - Um amor que venceu as barreiras!

Vamos acompanhar mais uma história de amor, esta vem de longe... lá do Recife!!!

Conheça Amandha e Almir.


Minha história com Almir, começou em julho de 2010, quando eu vim do Recife e o conheci em evento na casa de amigos. Porém não "rolou nada" por que ele estava namorando outra pessoa. Passaram-se seis meses e nos reencontramos em outro evento, ele já estava sozinho sem ninguém. Trocamos numero de telefone, e por coincidência ele teve que levar para casa eu e minha  mãe, no caminho ele aproveitou a oportunidade e me convidou para sairmos. Aceitei! Nos encontramos no domingo seguinte, conversamos e começamos namorar. Na outra semana já ficamos noivos... (rsrsrs), isto mesmo já formalizamos o compromisso!! Só que por motivos pessoais tive que voltar para Recife, mas antes de partir ele me pediu em casamento, e me prometeu que iria me buscar de volta, mas por ser ainda menor de idade só poderia retornar casada... e ficamos namorando via celular e internet. Neste período ele me enviou a documentação dele, e eu fiz todos os preparativos para o casamento, pois ele não poderia ir ficar muito tempo por lá. Quando tudo estava preparado ele foi ao meu encontro. Nosso aconteceu abril de 2011, no dia seguinte ao casamento retornamos para o interior de São Paulo, onde vivemos até hoje. 

Todos me falavam que eu era louca, de fazer tudo isto... e hoje tenho uma certeza, de que se o tempo voltasse faria tudo novamente!!!

Que legal, realmente, este amor utrapassou muitas barreiras, não é?
Amandha muitas bençãos de Deus para sua casa!!!

Um abraço carinhoso!

A Beleza de cuidar do visual

Maquiagem com tecnologia 3D
Olha aqui que show este tutorial da Blogueira Camila Coelho, usando as novidades de Natura Una!

Veja o tutorial
Camila Coelho, a blogueira especialista em maquiagem e beleza, criou e arrasou no passo a passo com algumas das novidades de Natura Una, como o blush e a sombra multiefeito com a nova e exclusiva tecnologia 3D, que combina máxima cintilância com longa duração e proporciona um olhar incrivelmente realçado.



Conheça mais sobre estes produtos

Sombra Trio Multiefeito Una

Deixe a gente adivinhar: você ama experimentar novas cores de sombra e estava procurando por aqui a nova tecnologia apresentada pelas mais sofisticadas marcas internacionais. Pois encontrou. Uma inovação exclusiva da Natura no Brasil, a Sombra Trio Multiefeito de Natura Una usa a tecnologia 3D e junta o melhor de cada tipo de sombra: ela dá um diferente efeito tridimensional e oferece uma cobertura metalizada e cromática, possibilitando maquiagens lindas com diferentes estilos e nuances. Em textura cremosa, com acabamento em pó metalizado e cromático e máxima cintilância, essa sombra tem alta fixação e dura até 12 horas na pele, para você ficar o dia todo assim: cheia de sofisticação e de cores intensas.

Blush Multiefeito Rosa Una
Um blush com tecnologia 3D e 3 benefícios: alta cintilância, efeito metalizado e longa duração. A nova tecnologia que as mais sofisticadas marcas internacionais trouxeram para o mundo da maquiagem chega ao Brasil nessa linha de Natura Una. Ela dá um diferente efeito tridimensional e oferece uma cobertura metalizada e cromática, possibilitando maquiagens lindas com diferentes estilos e nuances. Desenvolvido com partículas especiais que conferem uma aplicação suave e aveludada que valoriza, realça e ilumina seu rosto, esse blush tem alta fixação e dura até 12 horas na pele, para você ficar o dia todo assim: cheia de sofisticação e com uma cor nova e intensa.

Batom Longa Duração FPS 15 Una
Foto 0
As mulheres que não dispensam um sorriso marcante podem comemorar a chegada de um aliado poderoso: o novo batom de longa duração Una. Feito com a tecnologia Chronos, garante a restauração dos lábios e uma dose extra de hidratação e proteção solar (FPS 15). A inovação também foi para a embalagem com o formato stick, que torna a aplicação muito mais prática e mantém a cor por mais tempo: O lindo efeito matte fixado por até 12 horas na sua boca.

Para adquirir os produtos podem me consultar ou acesse o link abaixo.
http://rede.natura.net/espaco/odocesabordabeleza

Um belo abraço!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Elaine e Rafael - Amor desde a infância.
Vamos iniciar com uma história linda, conheça agora Elaine e Rafa!

Nossa historia "resumida"!!



Eu e o Rafael nunca entramos um na vida do outro em um belo dia , não fomos apresentados e nem nos conhecemos pela net .
Nossa historia vem  desde a infância pois fomos criados praticamente juntos .
Nunca tivemos comportamento de amizade, sempre nas brincadeiras fomos o  papai e a mamãe (rsrs) fatos da vida né! 
 Quando entramos na adolescência, não nos víamos com frequência pois eu morava em outra cidade, só ia para visitar mesmo e como primos.... é primos! Por que ficaram espantadas(os) (rsrrs)? Sempre com aquele jogo de olhares lindos e selinhos roubados nas despedidas!! 

(Rafa) "Foi difícil namorar com a Naine por sermos primos,  muitos foram contra, mas nada consegue separar um amor de verdade! Então por um acaso em 2005 eu e minha família tivemos que vir morar na mesma cidade que ela, hoje nosso lar" 

Sofremos muito choramos, mas sempre juntos! Depois de 3 anos tentando nãooooo ficar juntos... luta perdida (rs)!! Foi que resolvemos contar para nossa família (em um jogo de verdade e desafio, meu tio sogro chorou... (nossa que hilário!) minha irmã Elisângela  chorou (rsrs)...


Formalizamos em maio de 2007 .
Foram quase quarto anos de namoro e aprendendo um com o outro. Estudamos na mesma escola, tiramos a carteira de trabalho juntos, compartilhamos a experiência do  1° emprego, aprendemos a mexer na internet (rs)... aprendemos tantas coisas! Crescemos juntos... em todos os sentido inclusive espiritualmente.
Então começamos a planejar nosso casamento e a sonhar com nossa casa e Deus providenciou tudo! Não foi fácil, mas unidos conquistamos nossa casa e nossa festa de casamento. 
Em 2010 foi o grande dia, 20 de novembro nos casamos um dia lindo tão esperado .




Agradecemos a Deus por ter nos dado esse amor e ver nossos sonhos se realizando. Agora em 2014 mês de fevereiro aumentamos a nossa família, nosso bebê Anthony chegou para alegrar nossa vidas, somos ainda mais felizes!
Para o amor não existe nada complicado, olho para atrás e vejo que tudo estava escrito por Deus e esta valendo a pena!!!


Linda história, não é? 
Elaine que Jesus abençoe sua família cada dia mais, fortalecendo a união entres vocês!

Um carinhoso abraço!

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Histórias de amor que Inspiram...


"Quando o amor toca o coração traz um sentimento maior que a paixão.
Basta um olhar, um toque e nada mais pra fazer feliz como só você me faz.
Deus uniu as nossas vidas de uma vez e cada dia é o primeiro outra vez, como no primeiro olhar nada nunca vai mudar, não vai mudar não vai mudar....
Quando o amor toca o coração o tempo para a vida vira uma canção e não há nada melhor do que amar você... Eu nunca vou te perder foi Deus que me deu você é como poder sonhar e nunca acordar."

(Fernanda Brum-Quando o amor toca o coração)
Foto: Casal de Idosos.jpg
Como é bom ouvir histórias de vida, de amor... histórias reais vinda de pessoas como eu, como você! Principalmente quando se fala de um sentimento tão bonito como o amor, ficamos irremediavelmente encantados ao vê-lo sendo vivido em plenitude!Ficamos inspirados... motivados a seguir os exemplos ouvidos...

O dia dos namorados está chegando,  e quero nestes dias que antecede a data, publicar as histórias de amor em forma de homenagem que foram romanticamente enviadas pelas nossas seguidoras. Acompanhe a sua e se inspire com a demais!




Um abraços!

A Beleza de ser mãe

Comportamento - Como você está criando seu filho? 
Você tem notado como as crianças em idade escolar muda o comportamento e ficam mais teimosas, desafiadoras? Bem, veja está pesquisa que fiz sobre o assunto. 



Transtorno desafiador e de oposição ou transtorno desafiador opositivo (CID 91.3) é um tipo de transtorno de conduta que costuma ocorrer com crianças menores. Suas características principais são: comportamento desafiador, desobediente ou perturbador. No entanto, não incluem atos delinquentes ou manifestações mais extremas de agressividade ou comportamento antissocial. Para diagnosticar corretamente esse tipo de transtorno é necessário que os demais critérios gerais citados em F91 (classificação de distúrbios restritos ao ambiente familiar) sejam cumpridos. Travessuras graves ou a desobediência em si não são suficientes para o diagnóstico.1 Deve-se ser cauteloso no diagnóstico desta categoria, especialmente em crianças mais velhas, porque um "transtorno de conduta clinicamente significativo geralmente será acompanhado por um comportamento dissocial ou agressivo, que vai além da mera rebeldia ou de desorganização."

Características e Transtornos Associados
As características e transtornos associados variam em função da idade do indivíduo e gravidade do Transtorno Desafiador Opositivo. No sexo masculino, o transtorno é mais prevalente entre aqueles indivíduos que, nos anos pré-escolares, têm temperamento problemático (por ex., alta reatividade, dificuldade em serem acalmados) ou alta atividade motora. Durante os anos escolares, pode haver baixa auto-estima, instabilidade do humor, baixa tolerância à frustração, blasfêmias e uso precoce de álcool, tabaco ou drogas ilícitas. Existem, freqüentemente, conflitos com os pais, professores e companheiros. Pode haver um círculo vicioso, no qual os pais e a criança trazem à tona o que há de pior um do outro. O Transtorno Desafiador Opositivo é mais prevalente em famílias nas quais os cuidados da criança são perturbados por uma sucessão de diferentes responsáveis ou em famílias nas quais práticas rígidas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos são comuns. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é comum em crianças com Transtorno Desafiador Opositivo, bem como os Transtornos da Aprendizagem e da Comunicação.

Características Específicas à Idade e ao Gênero
Uma vez que o comportamento oposicional temporário é muito comum em crianças pré-escolares e adolescentes, deve-se ter cuidado ao fazer o diagnóstico de Transtorno Desafiador Opositivo, especialmente durante esses períodos do desenvolvimento. O número de sintomas de oposição tende a aumentar com a idade. O transtorno é mais prevalente em homens do que em mulheres antes da puberdade, mas as taxas são provavelmente iguais após a puberdade. Os sintomas em geral são similares em ambos os gêneros, à exceção do fato de que os homens podem apresentar mais comportamentos de confronto e sintomas mais persistentes.
PrevalênciaAs taxas de Transtorno Desafiador Opositivo são de 2 a 16%, dependendo da natureza da amostra populacional e métodos de determinação.
O Transtorno Desafiador Opositivo em geral manifesta-se antes dos 8 anos de idade e habitualmente não depois do início da adolescência. Os sintomas opositivos freqüentemente emergem no contexto doméstico, mas com o tempo podem aparecer também em outras situações. O início é tipicamente gradual, em geral se estendendo por meses ou anos. Em uma proporção significativa dos casos, o Transtorno Desafiador Opositivo é um antecedente evolutivo do Transtorno da Conduta.

Padrão Familiar
O Transtorno Desafiador Opositivo parece ser mais comum em famílias nas quais pelo menos um dos pais tem uma história de Transtorno do Humor, Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno da Conduta, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Transtorno da Personalidade Anti-Social ou um Transtorno Relacionado a Substâncias. Além disso, alguns estudos sugerem que as mães com Transtorno Depressivo estão mais propensas a terem filhos com comportamento oposicional, mas não está claro o grau em que a depressão materna é causa ou conseqüência do comportamento oposicional nas crianças. O Transtorno Desafiador Opositivo é mais comum em famílias nas quais existe séria discórdia conjugal.
Características e Transtornos Associados

O Reizinho da Casa

O psiquiatra e psicoeducador especialista em transtornos comportamentais, Gustavo Teixeira, decidiu se debruçar para escrever o livro O Reizinho da Casa - Manual para Pais de Crianças Opositivas, Desafiadoras e Desobedientes (R$ 22, Ed. BestSeller), nas livrarias desde de fevereiro. O título faz alusão à criança que tem todos os seus desejos atendidos por causa da capacidade de intimidar os pais e educadores com seu comportamento agressivo. O especialista traça um perfil do transtorno, levanta os sintomas e propõe maneiras de tratamento que podem ser feitas em casa. Em entrevista exclusiva à revista CRESCER, Teixeira fala mais sobre o Transtorno Desafiador Opositivo. Abaixo destaque de dois pontos da entrevista que achei importante compartilhar. (Entrevista completa, acesse o link em Fontes, "Revista Crescer")

O que é mais recomendável que a família faça diante de um chilique da criança? Existe alguma maneira rápida e eficiente de lidar com a situação?
Gustavo Teixeira: A ideia central do meu livro, O Reizinho da Casa, é justamente oferecer técnicas de intervenção para pais de crianças opositivas, desafiadoras e desobedientes. No calor do momento, os pais precisam mandar uma mensagem clara para o filho de que aquele comportamento não é correto e não será tolerado. O ideal é aprender a lidar com a situação e evitar que o chilique apareça. Defendo que técnicas de reforço positivo e punição branda devem ser aprendidas por todos os pais e usadas quando necessário. Claro que um médico especialista em comportamento infantil deve ser acionado em alguns casos.

E quando o TDO se manifesta na escola, como os professores podem identificar e lidar com o problema?
Gustavo Teixeira: Alguns dos sintomas mais observados na escola são: discussões com professores e colegas, recusa em trabalhar em grupo, não aceitar ordens, não fazer lição, lidar mal com críticas, desafiar a autoridade de professores e coordenadores, fazer tudo à sua maneira, perturbar os outros alunos e responsabilizar os outros por seu comportamento hostil. Ao perceber a presença recorrente desses sintomas, o melhor é a direção da escola conversar com os pais imediatamente.


Não é fácil lidar com o comportamento agressivos mesmo vindo de uma crianças, mas vamos manter a calma e analisar e aplicar as medidas de disciplina ensinadas pelos especialista!

Um abraços carinhoso!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Beleza da intimidade com Deus

Mensagem para reflexão: Um Mundo Melhor
Veja a letra desta musica, eu a ouço quase todos dos dias juntos com meus pequeninhos, e eles amam.!!! Leia e reflita um pouquinho!

Um Mundo Melhor

Uma vez teve um incêndio na floresta
E os animais fugiam sem parar;

E o leão, na confusão, franziu a testa
Quando viu o beija-flor ficando lá,
Indo ao rio e pegando em seu biquinho

Um pouquinho d'água pra jogar
No incêndio, bem maior que passarinho
E o leão se interessou em perguntar:


"Por que é que você tá fazendo isso,
Se esse fogo é muito grande pra você?"
"Faço isso por que essa é a minha parte,
Eu lamento que você não quer fazer".

Esse exemplo de responsabilidade
Cada um de nós devia ter:
Bastam gotas de boa vontade
Pra que a gente possa então fazer...

Um mundo melhor
Pro futuro não ser mais apenas utopia
Pra esperança se realizar a cada dia
Pra que os nossos pais
Não tenham mais preocupações,
Pra todas as tribos, raças e nações

Mais pra maioria, menos para minoria,
A melhor maneira de fazer democracia.
Pra que todos possam ter a sua liberdade,
Liberdade mais sem irresponsabilidade.


Onde a gente não precise mais pedir ajuda;
Onde tudo pra melhor o tempo todo muda;

Pra gente só viver o amor e não fazer mais guerra;
Pro seres vivos, habitantes do planeta terra

Pr'aqueles que trabalham para um novo mundo
Onde não exista medo nem por um segundo;
Há onde ninguém mata pra matar a fome
Pros homens de bem, e pro bem dos homens.

Pra consciência dos que tem tudo nesta vida,
Pra quem não tem nada, nem um prato de comida:
Um mundo melhor


Um mundo melhor só depende de nós realizando boas ações!

Fonte: Cristina Mel-CD Por Um mundo Melhor.

Imagens: Internet./ meninos/ajudando.jpg

A Beleza de amar e ser o amor de alguém

Saiu o resultado!!!
Olá, como prometido, ontem foi o sorteio dos kits, tivemos poucas participações, mas todas com histórias lindas! 

A partir de 03 de junho iniciarei as publicações, será uma história por dia, acompanhe a sua e se inspire com as demais. E mesmo quem não participou do sorteio ainda poderá enviar a sua história até dia 06 de junho, será um prazer publica-la, antes do dia dos namorados, certinho?

Bem, vamos lá as ganhadoras....


1º Kit com produtos Natura: Janaína Oliveira
2º Kit com produtos Natura: Elaine Barros 

Parabéns meninas! 

Os kits serão entregues a partir de 09 de junho.


Quero agradecer de coração a todas que enviaram suas histórias de amor. Que Deus seja sempre o seu alicerce e abençoe a cada dia mais a união de vocês. Que transborde a paz, amor, felicidade, saúde e muitas bençãos no meio de sua família! 

Um abraço abençoado para você.