sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A Beleza de cuidar da saúde

Proteção Solar - O significado dos termos usados
Muito se fala em proteção solar e alguns termos são usados como FPS, UVB, UVA... hãmm??? Acaba "dando um nó na cabeça" da gente, vamos ver aqui o significado destes termos! Depois é só se proteger da radiação solar de maneira correta!












O que são, o que causam e como se proteger contra os raios UVA e UVB? Existe diferença entre protetor e bloquear solar?
  • Raios Ultravioleta: São raios de luz emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que têm efeito sobre nossa pele.
  • Raios UVA: São raios que penetram profundamente na pele e causam envelhecimento solar e outros danos irreversíveis.
  • Raios UVB: São raios que penetram superficialmente na pele e causam as queimaduras e a vermelhidão.
  • FPS: Fator Proteção Solar - protege contra os raios UVB.
  • FPUVA: Fator de Proteção - protege contra os raios UVA.
  • Bloqueador: Diferente do protetor solar, o bloqueador reflete a radiação UV e apresentam geralmente, óxido de zinco ou dióxido de titânio, em sua composição. O produto protege da radiação UVA e UVB. Quando aplicado, o produto deixa a pele esbranquiçada e opaca e inibe o bronzeado. Os bloqueadores solares costumam ser usados por pessoas muito claras e de pele sensível, ou em áreas localizadas após cirurgias. Também é recomendado por dermatologistas para quem fez peeling.
  • Protetor: Enquanto o bloqueador reflete a radiação, os protetores possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva pra pele. Para o dia a dia, o recomendado é que se use protetor solar com FPS entre 15 e 20. Já para a praia, pessoas com pele morena e negra podem usar produtos com FPS 30, enquanto para as de pele clara o ideal é acima de 50.
  • Bronzeador: Como o próprio nome diz, a função desse produto é bronzear a pele, e não proteger. Ele melhora a performance do sol e barra parte da irradiação. Em resumo: o produto otimiza a queima das células para um bronzeado mais rápido. Mas, mesmo que o seu objetivo seja ficar com a pele dourada, não deixe de passar o filtro solar. É ele que garante que sua pele ficará protegida dos raios solares depois que a cor for embora.



Você Sabia? 
O Fator de Proteção é uma medida que multiplica o tempo de proteção da pele contra os raios UV. Por exemplo, um filtro solar com FPS30/FPUVA10 aumenta o tempo de proteção em 30 vezes contra os raios UVB e 10 vezes contra os raios UVA.


O que você saber sobre Proteção Solar?
Vamos conhecer agora alguns Mitos e Verdades sobre este assunto:

1) Um protetor solar com FPS 60/ FPUVA 20 protege apenas um pouco mais que  um FPS 30/ FPUVA 10.

R: Mito - O FPS (Fator de proteção Solar) é um fator de multiplicação de tempo necessário para uma pele começar a queimar. Ou seja, se você demorar 2 minutos para começar a se queimar quando está exposto ao Sol sem o protetor solar, quando utilizar um produto FPS 30 terá 60 minutos de proteção contra os raios UVB (2 minutos x 30) e de 20 minutos de proteção contra os raios UVA (2 minutos x 10). Logo, quando você utiliza um protetor FPS 60, o tempo de proteção contra os raios UVB será de 120 minutos (2 minutos x 60) e de 40 minutos de proteção contra os raios UVA (2 minutos x 20). Portanto, com um FPS 60 a reaplicação vai poder acontecer em intervalos mais extensos.

2) Não é preciso esperar o produto secar para se expor ao Sol 
R: Verdade - A linha Natura Fotoequilíbrio garante proteção imediata, logo após a aplicação do protetor. Com ingredientes que favorecem a absorção do produto e secagem rápida, não é necessário esperar o produto secar para se expor ao sol.

Importante: Para outras marcas, consultar rótulo.

3) Preciso passar Protetor Solar no inverno, na primavera e em dias nublados

R: VerdadeOs raios UVB, que são aqueles que causam queimaduras solares e a vermelhidão, têm maior incidência no verão. No entanto, os raios UVA, que são aqueles que causam o envelhecimento solar e outros danos irreversíveis, são intensos durante o ano todo. Nos dias de céu nublado também há emissão de radiação solar prejudicial à pele. Ela só é cerca de 10% menor do que em um dia de céu azul. Portanto, é muito importante usar diariamente um protetor solar que contenha não somente proteção contra os raios UVB, mas também contra os raios UVA.

4) Uma pele bronzeada ou queimada não necessita de Proteção Solar.

R: Mito - O protetor solar sempre deve ser utilizado, pois bronzeado não significa proteção. Mesmo com o uso de um protetor solar com alta proteção contra os raios UVA e UVB é possível ficar bronzeado. Para aproveitar o sol de forma saudável, deve se escolher um protetor solar levando-se em consideração o tipo de pele, horário e duração da exposição.
E lembre-se: peles naturalmente morenas ou negras também necessitam de proteção contra os raios UVA e UVB.

5) Se a pessoa usa boné, já está protegida e não necessita usar Protetor Solar.
R: Mito - Tecidos em geral bloqueiam apenas uma pequena quantidade de radiação. Portanto, o protetor solar sempre deve ser utilizado.

6) Mesmo embaixo do guarda-sol ou barraca, tenho que usar Protetor Solar.
R: Verdade - A sombra não protege inteiramente a pele da ação dos raios UVA e UVB, que são refletidos pela areia e podem atingir a pessoa. Portanto, o protetor solar sempre deve ser utilizado.

7) Um Protetor só com FPS garante uma Proteção segura.
R: Mito - O FPS (Fator de Proteção Solar) protege a pele contra a ação dos raios ultra violetas B (UVB), responsáveis pelas queimaduras solares e a vermelhidão. Entretanto, os raios solares A (UVA) também atingem a pele e causam o envelhecimento solar e outros danos irreversíveis. Portanto, protetores que contenham proteção UVA (PFUVA) e UVB (FPS) garantirão uma proteção segura.

8) A exposição solar não é benéfica.
R: Mito - Os raios UVB proporcionam a fixação de vitamina D, a qual permite a absorção do cálcio e fósforo, vitais para os ossos e dentes. Trabalhos científicos demonstram que 10 a 15 minutos de exposição solar, 2 a 3 vezes por semana, proporcionam a fixação suficiente desta vitamina. Uma relação saudável com o sol deve ser baseada em algumas práticas, tais como: evitar exposição solar entre 10 e 16 horas e sempre utilizar um protetor solar com proteção UVA e UVB compatível com o seu tipo de pele.

9) Depois de aplicar uma vez, é necessário reaplicar o Protetor Solar.
R: VerdadeUm protetor solar deve ser reaplicado com frequência para que garanta a proteção. Mesmo que possua alto FPS/FPUVA, resistência à água e fotoestabilidade, é necessário reaplicá-lo, principalmente, após nadar, sudorese intensa ou tempo prolongado de exposição ao sol, mesmo em dias nublados. A frequência de aplicação deve ser seguida conforme indicação de cada produto.

E ai, aprendeu? Agora tome sol na medida certa e protegido!!! 

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário