terça-feira, 1 de abril de 2014

A Beleza de cuidar da saúde

Quero compartilhar com você matérias sobre câncer de pele, assunto muito sério, vamos ficar atentos.


Como identificar câncer de pele precocemente
Prevenção do câncer de pele = investimento alto em beleza
Se você é do tipo que acha que esse papinho de sol, câncer de pele, raios UVA e UVB é coisa de gente politicamente correta, ou é porque ainda não tem 25 anos ou está mesmo por fora da relação direta entre o envelhecimento da pele e a exposição ao sol. 

Manchinhas amarronzadas, rugas finas, flacidez, falta de luminosidade no rosto, tudo isso revela que a luz solar já deixou sua marca em você. 

Quem nunca tomou cuidado ainda pode sofrer com pequenas lesões chamadas queratoses actínicas (elas são rosadas, ásperas e nunca cicatrizam), que podem ser um primeiro estágio de um câncer de pele. 

Para ter uma ideia da relação estreita entre beleza e saúde da pele, os dermatologistas notaram que os tratamentos para o câncer podem reverter os sinais do fotoenvelhecimento. Aí, começaram a aplicá-los para obter efeitos estéticos. É o caso da terapia fotodinâmica. 

Trata-se da combinação do ácido 5-aminolevulínico com aplicação de laser. O ácido potencializa a ação da luz, levando-a diretamente às áreas mais danificadas da pele. Médicos do departamento de dermatologia da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, perceberam os benefícios da técnica ao compará-la com outros tipos de tratamento, no final de 2005. A conclusão é que a terapia fotodinâmica realmente apresentou eficácia alta e rapidez em relação a outros tratamentos.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

No site Uipi, encontrei uma matéria completa sobre o assunto vale a pena conferir.


Autoexame pode prevenir câncer de pele. Saiba como fazer

Dos tumores existentes, o câncer da pele é o mais frequente. Milhões de pessoas a cada ano são diagnosticadas com a doença em todo o mundo e este número só tem crescido nas últimas décadas, embora o câncer possa ser evitado com medidas simples de prevenção. E, ao contrário do que se pensa, a fotoproteção não é o único caminho seguro.



Além da proteção contra a radiação solar por meio da utilização de filtros solares (FPS 15 ou mais), vestimentas adequadas e acessórios protetores (camiseta, chapéu, guarda‐sol e óculos escuros), é importante fazer uma avaliação da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Para isso, segundo a dermatologista Helua Mussa Gazi, é preciso estar atento a alguns sinais:
•Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
•Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
•Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
“Quem estiver com lesões suspeitas deve ir imediatamente à consulta especializada em centros de referência para realização dos procedimentos diagnósticos necessários. A prevenção pode significar a diferença entre a gravidade das lesões, pois, apesar das altas taxas de incidência do câncer de pele, os altos índices de cura ocorrem principalmente devido ao diagnóstico precoce”, alerta a médica.
Autoexame: como fazer?
Procure por manchas que coçam, descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Dra. Helua alerta, porém, que o esse exame não substitui a consulta com um especialista. E é bom lembrar que toda a pele deve ser avaliada, incluindo áreas como o couro cabeludo, orelhas, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e região genital. O exame deve ser completo.
Os sinais devem ser examinados observando os seguintes critérios, o chamado “ABCDE”:
A – Assimetria
Os sinais benignos da pele em geral são simétricos, o que significa que se você fosse cortá-los no meio, as duas metades devem ser iguais ou muito parecidas.
B – Bordas irregulares
As pintas e sinais benignos da pele geralmente apresentam um bordo liso e bem definido.
C – Cor
Qualquer lesão que tiver mais de 2 cores (marrom, preto, branco, vermelho, rosa ou outras cores) deve ser avaliada pelo seu dermatologista.
D – Diâmetro
Lesões maiores do que 6 mm devem ser observadas por um especialista.
E – Evolução
Lesões que estão mudando (crescendo, sangrando, mudando de tamanho, de cor ou forma) também devem ser analisadas pelo seu médico.
*Saiba como realizar o autoexame:
1) Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo;
2) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;
3) Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas, além da região genital;
4) Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos;
5) Como auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;
6) Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.
Como identificar câncer de pele precocemente Fonte E-Câncer

Confira também no link abaixo a matéria sobre Melanoma o tipo mais perigoso.
A palavra é PREVENÇÃO!!! Abraços.

2 comentários:

  1. adorei a materia tinha coisas sobre câncer de pele que eu realmente não sabia obrigada por exclarescer minhas minhas dúvidas.
    Eu moro na Bahia e aqui faz muito calor uso bloqueador solar, óculos escuro e guarda sol mas mesmo assim me aparece manhas escura no buço o que faço? Desde já agradeço beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iracélia, seja bem vinda ao meu blog.
      Bem, pesquisei sobre sua duvida: o motivo de seu buço escurecer mais que as demais parte do corpo é devido transpiramos mais nessa área, o que nos força a limpar ou enxugar com muita frequência, removendo o produto, ou até mesmo quando passamos a língua pelos lábios, bebemos água ou comemos alguma coisa. Para manter esta área sempre protegida a dica é reaplicar o protetor solar a cada hora.
      Estarei postando uma matéria completa sobre o assunto, publicada pelo site Boa Forma editora Abril.
      Beijinhos e continuando mandando suas dividas e sugestões!

      Excluir