domingo, 6 de abril de 2014

A Beleza de cuidar da saúde

Manchas no rosto: conheça alguns tratamentos

Estou pesquisando bastante sobre este assunto de manchas na pele, pois isto é bem complicado para quem olha no espelho todos os dias e as vê estampada seja no rosto ou corpo. Mas creio que no rosto fica ainda mais complicado o tratamento devido a exposição constante a luz solar e artificial, não é? Encontrei esta matéria com informações bem ricas sobre tratamento de manchas. Se você tiver sugestões sobre o assunto compartilhe também, certinho?

Por Coisas de Vênus

Quem tem mancha no rosto sofre. O primeiro sofrimento é se dar conta ao se olhar no espelho do aparecimento de manchas.  Depois é descobrir que não é fácil o tratamento. O sofrimento maior vem depois ao fazer não sei quantos tratamentos e não ver resultado algum. Eu sei bem o que é isso.
Quando me dei conta das minhas manchas no rosto fui procurar ajuda. Como estava fazendo um tratamento estético com uma fisioterapeuta demato-funcional iniciei minha saga com ela. Foram feitos alguns peelings de cristal, limpeza de pele e receitados alguns cremes e loções para ajudar no clareamento da pele.
Há várias tratametos que podem auxiliar no fim das manchas no rosto
Posso garantir que houve uma pequena melhora, mas as manchas estavam ali gritando ainda. Por conta própria, porque sou fã dos produtos da Adcos, decidi comprar o clareador deles. Também senti que houve alguma melhora, mas nada muito significante.
Na época, fui pesquisar na internet os tratamentos e a experiência de pessoas que sofriam deste mesmo mal. E foi meio frustrante. A grande maioria relatava que não conseguiu resolver em definitivo o problema das manchas no rosto.
Há uns quatro meses decidi entrar nessa guerra novamente e procurei uma dermatologista. Ela foi muito objetiva e disse que o tratamento é longooooooooo. Que as manchas começam a reduzir com cerca de seis meses e que só após uns dois anos é possível ver  um resultado satisfatório.
Ela me receitou o Vitacid Plus. Me deu uma amostra grátis que até agora estou usando porque as minhas manchas se concentram no buço (bigode) e é para se passar uma pequena quantidade.
Estou gostando do resultado. A mancha tem desaparecido em algumas partes e continuo religiosamente passando o creme.
Resolvi fazer um post sobre os tratamentos que encontrei durante as minhas pesquisas. Mas não esqueçam que qualquer tratamento só deve ser feito com orientação de um profissional, seja ele médico, um fisioterapeuta dermato-funcional ou esteticista. Tem uma briga dentro dessas atividades para saber quem é quem pode ou não pode indicar os tratamentos…
Tratamentos
 No post “Manchas no rosto: o que fazer quando elas aparecem?”, falei que as manchas no rosto (melasmas) são um distúrbio de pigmentação caracterizado por marcas acastanhadas e irregulares, principalmente nas bochechas, buço, testa, nariz, queixo, pescoço e antebraços.  Normalmente aparecem em função do excesso de exposição ao sol, alterações hormonais e predisposição genética. Quando as três causas se unem então o resultado é intenso.
Vejam uma listinha de alguns tratamentos. Até agora fiz o item 1 e 2.

1. Cremes manipulados ou prontos
Estes produtos tem em sua base ácidos que tem o poder de despigmentar as machas na pele, reduzindo ou eliminando as manchas. Quando manipulado, o percentual ativo destas substâncias é maior que nos produtos vendidos em farmácias.
Cremes são os produtos mais indicados pelos profissionais
As substâncias mais conhecidas para o clareamento da pele são a Hidroquinona, Idebenona,  Ácido kójico e Cosmocair C25.

2. Peelings superficiais
São indicados para remover a camada superficial da pele e devem ser feitos com indicação profissional. Para o peeling, é utilizado creme manipulado com ácido retinóico com uma concentração maior do que em um tratamento cosmético comum.  Este tipo de peeling deixa a pele avermelhada por alguns dias, mas não causa impedimentos para o paciente, como não poder sair de casa por alguns dias.
Outra excelente alternativa são os peelings
Hoje existem vários destes procedimentos de peelings superficiais. Dependendo do quanto se tem para investir, é possível fazer tratamentos com técnicas modernas e bastante eficazes, como ICP (Innovation Concept Peel), Belides e Amelan .

3. Luz intensa pulsada
Age destruindo as células manchadas da pele. Após o procedimento, surgem pequenas crostas que somem em dez dias. São necessárias pelo menos quatro sessões para um resultado satisfatório.
Luz intensa pulsada
4. Fraxel laser
É alternativa menos agressiva e trata as camadas da pele em que o melasma aparece. É recomendada para tratamento de manchas na pele causadas por hormônios. São indicadas pelo menos três sessões.

5. Terapia fotodinâmica com ALA
Esta técnica foi originalmente utilizada para tratar o câncer de pele, mas tem se mostrado bastante eficaz no tratamento de manchas na pelo provocadas pelo excesso de exposição ao sol.  O tratamento é feito com ácido aminolevulínico – uma substância que potencializa os efeitos da luz. São necessárias de uma a três sessões.

Fonte: http://www.coisasdevenus.com.br/manchas-no-rosto-conheca-alguns-tratamentos/





2 comentários:

  1. Eu morrida e morro de medo de manchas na gravidez não saia sem protetor solar bjs! sucesso com o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laine obrigada pelo comentário!
      Realmente este é um periodo bem delicado na vida mulher, muitas ficam com a pele muito manchada mesmo! E o mais complicado é que não tem muito o que fazer, é só usar muito filtro solar e evitar se expor a luz (solar/ artificial) excessivamente!
      beijos.

      Excluir