sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Beleza de ser mulher

A verdadeira beleza



Vamos falar mais pouquinho sobre a verdadeira beleza. Eu tenho procurado matérias sobre este assunto e tenho visto que hoje existe uma preocupação muito grande na busca da beleza natural, por esta relacionado a saúde. E beleza sem saúde não existe!
Veja esta matéria que minha amiga Iolanda Oliveira me enviou postada no site "Bolsa de Mulher".

Quer ser bonita aos 30, 40, 50, 60 anos? Busque a saúde da pele e não a juventude eterna.

por Redação

Envelhecer mantendo uma pele sadia, tratada, com viço, sem manchas e rugas minimizadas. Envelhecer sem apagar as marcas do tempo, mas preservando a saúde da pele e tornando essas marcas menos visíveis. Envelhecer com orgulho de se olhar no espelho e se sentir de bem com a idade. Sem cometer excessos na equivocada busca pela juventude eterna. Sem parecer uma ‘caricatura’ de si própria e com orgulho de sua história de vida.
Para mim, o verdadeiro conceito da Dermatologia Moderna está baseado nessas premissas. Envelhecer é inevitável. É um processo natural do nosso organismo. Mas aliando pesquisa e alta tecnologia, é possível retardar os efeitos maléficos do envelhecimento e manter uma pele bonita e saudável por muitos e muitos anos.
É possível ser uma mulher bonita e desejada aos 20 ou 30 anos, mas também aos 40, 50, 60 ou mais. Muito pior é uma mulher de 50 querer voltar no tempo artificialmente e exibir um rosto ou corpo de 30
Temos que tirar da cabeça que a beleza só está associada à juventude. É possível ser uma mulher bonita e desejada aos 20 ou 30 anos, mas também aos 40, 50, 60 ou mais. Muito pior é uma mulher de 50 querer voltar no tempo artificialmente e exibir um rosto ou corpo de 30. Na corrida pelo rejuvenescimento a qualquer custo, muitas pacientes acabam exagerando na dose e transformando suas feições, perdendo a expressão e errando a mão nos preenchimentos e procedimentos afins. Precisamos acabar com esse culto exagerado à juventude eterna e apostar em outros caminhos, como o da chamada Dermatologia Preventiva.
Assim como as pessoas praticam exercícios para manter o peso e melhorar o sistema cardiovascular ou trabalham a memória para estimular os neurônios, por que não estimular a produção de colágeno para manter a saúde de sua pele? Isso nada tem a ver com deixar uma pessoa de 50 com aparência de 30, mas sim colaborar para que uma mulher de 50 tenha uma aparência leve, saudável e de felicidade, o que passa por uma pele sem manchas, com boa textura e viço.
Uma pele bem tratada ajuda na melhora da autoestima e na forma como essa pessoa se relaciona, seja em casa com a família, no trabalho ou socialmente. Este sim é o conceito e o caminho da nova Dermatologia. Infelizmente, as pessoas estão com uma ideia ainda muito distante e equivocada do que é rejuvenescer e cabe a nós, médicos-especialistas, passar informação correta e conscientizar a população.
Outro ponto fundamental: o tratamento regular da pele evita o surgimento do câncer de pele. Quando se faz visitas regulares ao dermatologista, é possível o diagnóstico precoce da doença. Além disso, os tratamentos renovam a pele foto danificada. As peles mais claras, então, são as que mais sofrem com a exposição solar inadequada. E é muito difícil encontrarmos uma pessoa que não tenha se exposto de forma errada ao sol ao longo dos anos. Por isso, o exame dermatológico da pele é fundamental e deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano.

Paula Bellotti é dermatologista, formada em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, com pós-graduação em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Société Française de Dermatologia.

Confira mais sobre esta matéria no link abaixo:

Acompanhe agora algumas dicas publicadas no site da Glória Kalil, ajuda a esclarecer muitas duvidas.

Almanaque anti-idade: tudo sobre cremes e cuidados para prevenir o envelhecimento da pele (aos 25, 30, 40, 50 e +)
Mirella Mentone
Afinal, qual é a idade certa para começar a usar cremes anti-idade? Qual produto é indicado para cada faixa etária? O que acontece se eu usar um creme errado para a minha idade? Conversamos com a Dra. Carla Vidal, top dermatologista paulistana, para esclarecer essas e outras dúvidas frequentes sobre o assunto:

A partir de que idade devemos começar a usar cremes anti-idade?
"A partir dos 25 anos inicia-se o processo de envelhecimento e, portanto, é aconselhável o uso de cremes anti-idade.”

Quais os principais ativos anti-idade? O que procurar nos rótulos?
“Presença de antioxidantes como o ácido ascórbio (vitamina C) e retinóides, tais como retinaldeído e retinol."

Qual a diferença entre os cremes de prevenção e os que tratam rugas e linhas já existentes?
“Os cremes para prevenir envelhecimento tem a finalidade de desacelerar o processo de fotoenvelhecimento, protegendo a pele contra danos oxidativos. Os cremes para tratamento, além da função antioxidante, atuam sobre a produção de colágeno.”

O que acontece se uma pessoa de 25 anos usar um creme indicado para alguém de 50 ou vice-versa?
"A pele de uma paciente de 25 anos é extremamente diferente da pele aos 50. Se a pessoa com 25 anos utilizar um creme inadequado poderá apresentar aumento de oleosidade e acne. Assim como o creme indicado para 25 anos não terá os componentes necessários para a pele de 50 anos, não apresentando eficácia no tratamento.”

E os creme com efeito lifiting, qual a indicação? Podem ser usados todos os dias?
“Indicado para casos de perda de elasticidade da pele, flacidez e suavização das rugas. Pode ser usado diariamente.”

Alimentos antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento da pele?
“Sim. Alimentos ricos em vitamina A (como cenoura, espinafre e alface), vitamina C (acerola, graviola e caju) e vitamina E (como avelã, pistache e castanha-do-pará), além de outros nutrientes com efeito antioxidante ajudam. Também exis
tem formulações com antioxidantes orais potentes, sempre com orientação médica dermatológica.”

Fonte:http://chic.ig.com.br/beleza/noticia/almanaque-anti-idade

Um belo e saudável abraço para você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário