Beleza interior ou beleza sem defeitos: qual imagem da mulher você quer ver?
Conforme prometido segue a matéria que a minha amiga Iolanda Oliveira me enviou, leia depois comente o que achou, vou esperar!
Letícia Orlandi - Saúde Plena
A indústria da beleza e da moda parece tentar se redimir das acusações de influenciar meninas e mulheres a ficarem insatisfeitas com seu corpo. Exemplos que parecem inovadores discutem a imagem feminina na publicidade, mas estão sob suspeita: seria só uma tendência de marketing passageira ou uma mudança real? Para entrar nesta discussão, projeto fotográfico mineiro mostra o corpo feminino desmistificado.
Rede de lojas norte-americana propõe fuga dos padrões estéticos em suas vitrines e campanhas publicitárias. Na Ásia, vídeo de lingerie ressalta beleza da mulher desvinculada de seus atributos físicos. No Brasil, comercial de pomada abre caminho para retratar novos arranjos familiares. Será que a imagem feminina na publicidade está realmente mudando? No encerramento do chamado "mês da mulher", ouvimos comunicólogos no Brasil e na França para saber se há ventos promissores de mudança ou se temos apenas 'brisas' de empresas que desejam atender a demandas de grandes grupos sociais.
A quantidade de exemplos que tentam fugir ao padrão - tanto na propaganda quanto em filmes, fotografias e projetos artísticos - encontrados na pesquisa para produção desta reportagem chega a ser surpreendente. Vamos começar com um dos vídeos da campanha mais recente da empresa Wacoal, cujo slogan atual é: 'Toda mulher foi criada para ser linda. Linda por dentro'. O vídeo tem legendas em português:
A empresa tem origem japonesa, mas controla filiais em vários países. A unidade tailandesa produziu três curtas em que tenta explicitar o significado de beleza sem se apoiar em padrões estéticos. E ainda aponta o machismo em sociedades tradicionais (neste caso, o preconceito contra uma mãe solteira), sem desconectar-se da marca, que vende roupas íntimas. Logo, há um jogo de palavras com o conceito de 'beleza interior'.
Em contraste com a ideia expressa no vídeo, o Brasil consagrou-se nos últimos anos como o campeão das cirurgias estéticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2009 e 2012, o número de cirurgias no país cresceu 120%. E o número de intervenções em adolescentes entre 14 e 18 anos aumentou 141% de 2008 a 2012, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Alguns especialistas atribuem esse quadro à influência dos padrões inalcançáveis propagados pela publicidade e também pela indústria do entretenimento. Um dos exemplos apontados por essa corrente de pensamento é a cantora Anitta, de 20 anos, que nesta semana foi notícia pela série de plásticas a que se submeteu no rosto e no corpo. Há dois anos, ela já havia passado pelas primeiras intervenções cirúrgicas e, apesar do sucesso na carreira musical, não estava satisfeita. “Agora não tenho defeitos”, disse em entrevista ao programa Fantástico.
A pesquisa ‘Representações das mulheres nas propagandas na TV’, realizada pelo Data Popular e Instituto Patrícia Galvão, em maio de 2013, apontou que 56% dos entrevistados, homens e mulheres, consideram que as propagandas na TV não mostram as brasileiras reais. A invisibilidade da mulher negra também foi destacada - 80% dos entrevistados consideram que as propagandas televisivas mostram mais mulheres brancas, enquanto 51% gostariam de ver mais negras nos comerciais. A maioria também gostaria de ver mais mulheres com cabelos crespos/cacheados na publicidade, mas 83% consideram que veem mais modelos com cabelos lisos.
Como podemos ver a mídia influência/ impõe o padrão de beleza que devemos seguir e isto fica lá gravado em nosso cérebro, e nos sacrificamos para se enquadrar nele, ninguém quer "ser fora de moda" não é? Mas chega! Descubra sua beleza e seja feliz!
No lnik abaixo você pode conferir este conteúdo e o restante desta matéria (que é bem extensa) com vários vídeos e fotos:
Esta matéria é bem interessante também:
Deixe seu comentário sobre este assunto!
Abraços.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário