sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Beleza de ser mulher

Beleza interior ou beleza sem defeitos: qual imagem da mulher você quer ver?

Conforme prometido segue a matéria que a minha amiga Iolanda Oliveira me enviou, leia depois comente o que achou, vou esperar!

Letícia Orlandi - Saúde Plena

A indústria da beleza e da moda parece tentar se redimir das acusações de influenciar meninas e mulheres a ficarem insatisfeitas com seu corpo. Exemplos que parecem inovadores discutem a imagem feminina na publicidade, mas estão sob suspeita: seria só uma tendência de marketing passageira ou uma mudança real? Para entrar nesta discussão, projeto fotográfico mineiro mostra o corpo feminino desmistificado.

Rede de lojas norte-americana propõe fuga dos padrões estéticos em suas vitrines e campanhas publicitárias. Na Ásia, vídeo de lingerie ressalta beleza da mulher desvinculada de seus atributos físicos. No Brasil, comercial de pomada abre caminho para retratar novos arranjos familiares. Será que a imagem feminina na publicidade está realmente mudando? No encerramento do chamado "mês da mulher", ouvimos comunicólogos no Brasil e na França para saber se há ventos promissores de mudança ou se temos apenas 'brisas' de empresas que desejam atender a demandas de grandes grupos sociais.

A quantidade de exemplos que tentam fugir ao padrão - tanto na propaganda quanto em filmes, fotografias e projetos artísticos - encontrados na pesquisa para produção desta reportagem chega a ser surpreendente. Vamos começar com um dos vídeos da campanha mais recente da empresa Wacoal, cujo slogan atual é: 'Toda mulher foi criada para ser linda. Linda por dentro'. O vídeo tem legendas em português:

A empresa tem origem japonesa, mas controla filiais em vários países. A unidade tailandesa produziu três curtas em que tenta explicitar o significado de beleza sem se apoiar em padrões estéticos. E ainda aponta o machismo em sociedades tradicionais (neste caso, o preconceito contra uma mãe solteira), sem desconectar-se da marca, que vende roupas íntimas. Logo, há um jogo de palavras com o conceito de 'beleza interior'.

Em contraste com a ideia expressa no vídeo, o Brasil consagrou-se nos últimos anos como o campeão das cirurgias estéticas, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2009 e 2012, o número de cirurgias no país cresceu 120%. E o número de intervenções em adolescentes entre 14 e 18 anos aumentou 141% de 2008 a 2012, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Alguns especialistas atribuem esse quadro à influência dos padrões inalcançáveis propagados pela publicidade e também pela indústria do entretenimento. Um dos exemplos apontados por essa corrente de pensamento é a cantora Anitta, de 20 anos, que nesta semana foi notícia pela série de plásticas a que se submeteu no rosto e no corpo. Há dois anos, ela já havia passado pelas primeiras intervenções cirúrgicas e, apesar do sucesso na carreira musical, não estava satisfeita. “Agora não tenho defeitos”, disse em entrevista ao programa Fantástico. 

Anitta: aos 20 anos, mudança radical por meio de cirurgias. Brasil ocupa segundo lugar no ranking de operações plásticas, atrás apenas dos EUA (Reprodução)

A pesquisa ‘Representações das mulheres nas propagandas na TV’, realizada pelo Data Popular e Instituto Patrícia Galvão, em maio de 2013, apontou que 56% dos entrevistados, homens e mulheres, consideram que as propagandas na TV não mostram as brasileiras reais. A invisibilidade da mulher negra também foi destacada - 80% dos entrevistados consideram que as propagandas televisivas mostram mais mulheres brancas, enquanto 51% gostariam de ver mais negras nos comerciais. A maioria também gostaria de ver mais mulheres com cabelos crespos/cacheados na publicidade, mas 83% consideram que veem mais modelos com cabelos lisos.


Como podemos ver a mídia influência/ impõe o padrão de beleza  que devemos seguir e isto fica lá gravado em nosso cérebro, e nos sacrificamos para se enquadrar nele, ninguém quer "ser fora de moda" não é? Mas chega! Descubra sua beleza e seja feliz! 

No lnik abaixo você pode conferir este conteúdo e o restante desta matéria (que é bem extensa) com vários vídeos e fotos:


Esta matéria é bem interessante também:


Deixe seu comentário sobre este assunto!
Abraços.





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário