segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A Beleza de ser mãe (pai)

Dependência química é considerada uma psicopatologia e existe tratamento.
Como havia prometido no post anterior, vamos dar continuidade no tema sobre drogas, pois a cada dia elas entram mais e mais na vida das famílias trazendo junto a destruição, a dor, o medo, a violência e até a morte! Hoje vamos ver uma matéria enviada pela psicóloga Beatriz de Paula, leia, comentem e envie suas duvidas sobre o assunto!!!

Por: Beatriz Conceição Stroppa de Paula
Imagem: valordoamor.jpg
O consumo abusivo de substâncias psicoativas, vem crescendo nas últimas décadas de tal forma, que já é possível observar os danos que isso causa ainda na infância e adolescência. o álcool e outras drogas ilícitas podem colaborar para o aumento de delitos (furtos, roubos, violência em geral), abandono prematuro da escola, promiscuidade sexual, DST's e gravidez indesejada na adolescência.

Apesar de pouco se saber sobre o uso de drogas na infância, muitos estudos referem os problemas que são causados já a partir da vida intra uterina como efeito do consumo de drogas por mães viciadas. As crianças já nascem dependentes de uma determinada droga, com os consequentes efeitos secundários e os transtornos no feto, decorrentes do consumo durante o período de gestação (Caballo e Simón, 2011):



"Ainda que o álcool e tabacos sejam consideradas drogas lícitas, é importante que a sociedade se atente para o controle do uso abusivo delas e conscientização sobre os danos à saúde em geral, incluindo as crianças e adolescentes."


Não existem sinais concretos que indiquem o uso ou abuso de drogas, mas uma série de sinais indiretos que podem auxiliar (Caballo e Simón, 2011): perda de apetite; emagrecimento exagerado; olhos avermelhados, com pupilas dilatadas ou ao contrário, puntiformes; irritação nasal; pouca higiene pessoal e despreocupação com a aparência; sonolência; diminuição do rendimento escolar, faltas à escola; mudança de amizades; mudanças na maneira de se vestir e falar; rebeldia; agressividade; irritabilidade e violência; indiferença pelas normas da casa, da escola etc; tendência ao isolamento; necessidade insaciável de dinheiro, inclusive, às vezes, pequenos roubos em casa; queimaduras ou manchas de sangue em suas camisas ou restos de ervas nos bolsos.

À partir do conhecimento de que algo está acontecendo, não ignore!
Imagem: UM+DEPENDENTE.jpg















A primeira coisa é o diálogo, para entender percepções que por exemplo, o adolescente tem a respeito do consumo e das expectativas sobre o uso de drogas.
É preciso, os pais, que procurem conhecer as amizades dos filhos, o que fazem e locais que costumam frequentar, assim como suas rotinas diárias.

A dependência química é considerada uma psicopatologia e existe tratamento para ela. Embora não seja fácil para nenhum dos envolvidos, é de vital importância.

Reconhecer que é preciso romper com o consumo e reorganizar toda a vida traz a necessidade de apoio e não exclusão e preconceito. É uma tarefa a ser realizada em conjunto, por isso, contar com a família é fundamental e esta precisa ser apoiada também.

Voltaremos com outros pontos sobre uso, dependência e  abuso; também sobre tratamentos disponíveis.

Envie-nos suas dúvidas as mesma serão repassadas para a psicologa Beatriz.
O conhecimento é a chave para resolver o problema!!!


Beatriz Conceição Stroppa de Paula

Psicóloga - Cognitiva Comportamental
Contato: beatriz@psicoterapiacampinas.com.br

Referência: CABALLO, V. E. e SIMON, M. Á. (2011): Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente - Transtornos Gerais, 213-218






Nenhum comentário:

Postar um comentário